Abigail Nunes Jatobá

A Chacrete e o Tango
TRAILER - EM BREVEFILME

Sinopse

Nasceu em São Paulo, mas foi registrada como natural da cidade de Igaci – AL.

Teve uma “infância maravilhosa no Rio de Janeiro”. Dançar, já foi uma das primeiras brincadeiras de infância, além das brincadeiras de bonecas. Nos seus primeiros engateados foram surgindo o gingado, que a tornaram, uma das maiores dançarinas de Arapiraca e do Brasil. 

Logo na infância perdera seu pai! Sentindo o gosto amargo da orfandade. Sua mãe, Isaura Nunes de Souza, uma das primeiras enfermeiras de Arapiraca, lhe incentivou, dizendo para ela: “você vai ser dançarina!”

Foi candidata a miss em Nova Iguaçu – RJ, iniciou sua jornada como dançarina profissional, sendo chacrete do Chacrinha, ícone da televisão Brasileira. Ganhou um concurso de dança, e assim, fez uma amizade com o “velho guerreiro”.

Nos programas de auditório, o bolero falava na alma desta dançarina!

Nos anos da década de 1950, em uma viagem de passeio, na casa de parentes, daqui de Arapiraca, conheceu seu esposo, Enaldo Jatobá Santos, que embalou seu coração, no ritmo solene do amor! Trocou a agitação carioca, pelo chamego da paixão! Conheceu seu esposo, em um salão, no primeiro Clube dos Fumicultores, nas Cacimbas. Foram mais de 60 anos de convivência.

Moradora antiga da rua do Sol, no centro de Arapiraca. Ali ela ainda alcançou o matagal na rua do Sol, e um cemitério rústico, na atual Igreja da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, bem nas proximidades de sua residência.

Ela fala que sua mãe, era proprietária de quase todas as casas que formavam o logradouro da rua do Sol – coração econômico de Arapiraca. 

Participou ativamente dos grupos culturais, principalmente do grupo teatral do José de Sá. Passou uma temporada inteira em Maceió, apresentando a peça “Coração de Mãe”. Cantar e dançar nos festivais de música do Cine Trianon, Cine Triunfo, até pensou em gravar, além de participar dos bailes no Clube dos Fumicultores. Uma vida inteira em prol da arte! 

Formou-se em Letras pelo CESMAC, em Maceió – AL. Foi uma das primeiras professoras da rede estadual, a trabalhar no Sítio Canaã, antigo Lagoa dos Veados. Trabalhou por mais de trinta anos, no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, além, da rede pública de ensino do município de Arapiraca. Professora de Língua Portuguesa, além de uma talentosa professora de dança. 

Esposa, mãe, dançarina profissional, chacrete do Chacrinha, professora de dança, mestra das letras, atriz teatral, cantora, uma vida na arte! 

Contribui muito para o fortalecimento cultural de sua cidade do coração! Assim, Abigail Nunes Jatobá, tornou-se umas Raízes culturais de Arapiraca.