- SINOPSE
O Sargento Resplandecente
Nasceu em Craíbas-AL, em 1938, neste mesmo ano e com um mês de nascido, Lampião visitou seu pai. Aos treze anos de idade, veio estudar em Arapiraca, no Instituto São Luiz, onde ficou interno por dois anos, um Lugar que é uma escultura, esculpida pelo tempo, à natureza e pessoas, logo, emoldurada e exposta como uma bela obra de arte, o menino trilhou cada milímetro do recanto! Uma infância movediça nas areias da saudade! Repleta de peraltices, estudos, trabalhos e pigmentos abundantes e alegrias.
Sua mãe Ana Santana e seu pai José Mateus Sobrinho (Deca Moço) que foi sócio fundador da Beneficiadora de fumo, Cacique S. A, além de sócio da Usina Algodoeira São Francisco, que era localizada, onde hoje é à casa das noivas, na Rua São Francisco, deles recebeu os ensinamentos filosóficos da arte do amor, do trabalho, receita infalível da grandeza do sucesso! Nesta terra ele se propôs a decência e naturalmente transformou-se em ícone de destacada resplandecência.
Em 1957, foi ao Rio de Janeiro realizar o sonho de ser integrante do Exército, além de percorrer alguns estados do país. Retornou à esta terra em 1967 como sargento da briosa instituição. Aqui investiu na alva e próspera cultura do algodão, sendo um grande produtor deste produto, que outrora formava um dueto com o fumo – Sucesso econômica deste município!
Mudanças naturais do movimento perpétuo da vivência, desta forma ele continua mudando para ser o mesmo. Assim Antônio Mateus Santana, (Antônio do Deca) tornou-se uma das Raízes de Arapiraca.
FICHA TÉCNICA:
Idealização e Direção:
Ricardo Nezinho
Entrevistado:
ANTÔNIO MATEUS SANTANA
(ANTÔNIO DECA)
Data de nascimento 25 de JANEIRO de 1938
Entrevistador:
Davi Salsa
José Sandro
Aldo CS
Local de Gravação:
Primavera – Arapiraca/AL
Data da Gravação:
21 de março de 2019
Revisão Editorial:
Davi Salsa
Historiador:
José Sandro da Silva
Produção Executiva:
Ricardo Nezinho
Sandro Ferreira
Aldo CS
Davi Salsa
José Sandro da Silva
Diretor de Produção:
Aldo CS
Filmagem e Fotografia:
Sandro Ferreira
Edição e Animação:
Técnico de Som:
Sandro Ferreira
Projeto Gráfico:
Aldo CS
Colaboradores:
Isve Cavalcante
Bruno Nunes
Suely Mara Lins
Victor Valentim
Manoel Angelino
Fábio Barros
Projeto Gráfico
Duende CS
Trilha de Abertura:
Marcos Sena
Jovelino Lima
Artista Plástico:
Marcelo Mascaro
Produtora:
Raízes de Arapiraca
www.raízesdearapiraca.com.br
www.ricardonezinho.com.br
arcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro
0 comentários