Arnoud Moura de Oliveira
O Puxador de Trilhos da Camilo Collier(Professor Arnoud)
Sinopse
Nasceu no centro da cidade de Triunfo – PE. Estudou ali mesmo com as professoras Guiomar e Cármen. Apanhou demais de palmatória, pois de vez em quando errava na arguição e nos cálculos matemáticos.
Os roçados de café, cana de açúcar e outras culturas, a rapadura, o mel, o alfiinin, produtos rústicos, produzidos no engenho de propriedade de seu avô paterno, Luiz Gonzaga de Moura. Colher frutas no pomar, faziam parte de sua feliz infância. Assistir filmes no cinema, “era uma vida divertida”! Foi escoteiro, desta maneira aprendeu o valor da caridade, pois limpava os quintais dos vizinhos e plantava hortaliças para o consumo de sua casa.
Aprendeu a profissão de mecânico automotivo ainda na juventude, auxiliou na feira seu pai, que era marchante. Ainda foi o chamariz de outras vendas na feira, pois recitava versos para atrair os clientes.
Trabalhou na Camilo Collier como puxador de trilhos de linha férrea. Acidentou – se, contribuindo com o progresso do Nordeste. Uma esbelta história de luta deste versátil homem.
Chegou em 1965 em Arapiraca, indo morar na rua São Francisco, centro da cidade. Aqui, estudou no Ginásio Nossa Senhora do Bom Conselho e logo termina o ensino médio.
Fundou uma escola na rua São Francisco, de alfabetização, denominada Doutor Pompeu Nunes da Silva, já que detinha experiência adquirida em Pernambuco como mestre de ensino, além de uma outra escola de sua propriedade, na rua Camilo Collier, no Bairro Primavera.
Foi um dos fundadores do Centro de apoio aos deficientes físicos de Arapiraca. Desempenhando um importante papel em prol da cidadania desses arapiraquenses.
Fez uma parceria política com o Deputado Nezinho, assim, candidatou – se em 1982 e em 1991 ao excelso cargo de vereador, obtendo boas votações.
Exerceu a atividade de vendedor de remédios homeopáticos – do mel ao xarope para tosse, entre outros males!
É membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e um exímio escritor de poesias – O Poeta que esbanja alegria!
Arnoud é um atleta da existência! Nada o impediu de lutar! Afinal, “o que se conta são as energias gastas e o tempo para a realização dos sonhos, mas, não os sonhos realizados!”
Esposo, pai, agricultor, feirante, puxador de trilhos de linha férrea, professor de ensino, poeta, escritor, entre outras importantes profissões. Assim, Arnoud Moura de Oliveira, tornou – se uma das Raízes Educacionais de Arapiraca.