Sinopse
Nasceu na histórica cidade de São Miguel dos Campos – AL. Sua infância e juventude foi vivida na cidade de Campo Alegre – AL. Estudou no Colégio Rosal Infantil, na cidade de São Miguel, continuou seus estudos no Colégio Sacramento, na cidade de Maceió. Ainda foi estudante de enfermagem, em uma escola no bairro do Farol.
De Maceió à Campo Alegre, até chegar no ponto final, Arapiraca, vinha no transporte do Valdomiro Barbosa, uma espécie de ônibus, denominado “Sopa”.
Filha de fazendeiro e senhor de engenho, Luiz Soares Oliveira e da dona de casa e bordadeira, Emelita Moreira Soares. Na casa de seus primeiros anos de existência, acostumou – se com a serena calma de sua mãe – anjo contemplativo. Segunda a mesma, sua genitora era a transfiguração da calmaria, uma serva de Deus na terra!
Ela se recorda dos bois atrelados a impulsionar o engenho, na propriedade de seu pai. Ali a cana moída, se transformava em caldo, e logo depois o mel, o açúcar rústico e a rapadura. Infância, sinônimo de doçura!
Casou – se com o bodegueiro e corretor de apólice de seguros na época, Osvaldo Silva Novaes, um jovem que conhecera na cidade de São Miguel dos Campos. Em Arapiraca seu esposo foi servidor do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Ainda morou depois de casada na cidade de Palmeira dos Índios. Em 1962, chegou para residir na Avenida Rio Branco, em Arapiraca.
Trabalhou em uma padaria na rua 15 de Novembro, no centro de Arapiraca, ainda arrumava tempo para cuidar da casa e da família.
Trabalhou no “Pic Nic Lanches”, situado na Praça Marques da Silva, vizinho ao posto do Joaquim da Usca. Ali Dilma preparava um dos melhores lanches da cidade. A clientela era do Senador João Lúcio, a outros arapiraquenses. Na época de bingos, que sorteavam carros na cidade, ela fala que não sobrava nenhum lanche. Resultado: ela ganhou muito dinheiro!
Esposa, mãe, doceira, empresária de sucesso, escreveu um livro de “Recordações”, poetisa, cantora, gravou um CD, com a participação do músico Manoel Tenório, ao som do violonista Humberto. Uma das grandes mulheres da história do comércio da terra de Manoel André.
Batalhas, lutas e desafios encarados por ela, foram enfrentados com coragem e coração valente! Assim, Dilma Soares Novaes, tornou-se, uma das Raízes de Arapiraca.