Nilzete Macedo Silva de Freitas

O Sonho de Ser Professora
TRAILERFILME

Sinopse

Nasceu em Arapiraca-AL. No Centro, espaço tradicional de personagens responsáveis por boa parte da imensurável riqueza material e cultural de sua terra de nascimento.

As melhores brincadeiras eram no período noturno: boto, se esconder, anel, brincadeiras saudáveis que existiam. Ia até às nove horas da noite. Depois ia dormir na felicidade amava   as brincadeiras de panelada com suas primas, no quintal de sua casa, sobre a sombra de chuchuzal; confeccionava panelas de barro, era um divertimento!” Brincava de ser professora, pois era seu sonho! Ajudava sua mãe nas tarefas de casa, mas, o que mais gostava era mesmo de estudar. Assim iniciou os estudos no Instituto São Luiz, teve como professores: Iolanda, Adalberto, Manoel Barboza e Arlindo. Escapou da palmatória porque era disciplinada e muito inteligente. Prosseguiu seus estudos no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

Neta materna do Professor Domingos Rodrigues, e bisneta de Esperidião da Silva, filha do fumicultor Luiz de Guedes Silva e da dona de casa Estelita Macêdo Silva, que partiu no desabrochar da existência, deixando Nilzete ainda muito pequena, em uma tristeza profunda. Com a partida de sua mãe, ela ficou sob a responsabilidade de sua tia, Doralice de Macêdo.

Fez parte da segunda da turma da Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca, em 1972, matriculada em Graduação em Ciências Biológicas.

Iniciou como professora aos quinze anos de idade, na Escola Hugo Camelo Lima, a convite do coordenador de ensino da rede estadual e municipal, Padre Jefferson de Carvalho. Depois de formada, passou no Concurso do estado de Alagoas para o cargo de professora. Desenvolveu suas habilidades como docente na Escola Estadual Costa Rêgo. Depois de formada no curso de Pedagogia foi nomeada supervisora educacional, lotada primeiramente no Quintela Cavalcanti, depois premem, como a primeira supervisora desta escola, depois retornou para o Costa Rêgo, ainda assumiu a direção do Costa Rêgo por quatro meses, finalizou sua carreira na Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva.

Conheceu seu esposo, José Carlos de Freitas no Colégio Bom Conselho. Nos intervalos tinham as trocas de olhares. O casamento foi celebrado na igreja Assembleia de Deus do centro da cidade.

A casa de seus pais, ela transformou em escola. Fundou o Colégio Domingos Rodrigues, em homenagem a seu filho, portador da síndrome de down, já que em Arapiraca, as escolas da época, não atendiam essa demanda. Uma escola acolhedora! Ela também foi uma das fundadoras da Pestalozzi Arapiraca, ao lado de outras admiráveis mulheres.

Ela conta a tragédia do Pontal de Coruripe, onde morreram sete meninas, abalando a população arapiraquense. Os corpos foram velados em um galpão da Escola Aurino Marciel, e que, perdeu uma colega do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho.

Como professora tem consciência que ajudou à sociedade, sente-se honrada sabendo que fez o bem e contribuiu com o saber e com o futuro de tantas pessoas.

Esposa, mãe, professora supervisora educacional, diretora escolar, sócia proprietária do Colégio Rosa Mística, antigo Instituto São Luiz, proprietária e diretora do Colégio Domingos Rodrigues, uma das fundadoras da Pestalozzi Arapiraca.  Assim, Nilzete Macêdo Silva de Freitas, é das tradicionais Raízes de Arapiraca.

 

Ficha Técnica

Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 18ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 17 de novembro de 2023 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *