Homem de grande visão empreendedora e filho do tradicional bairro Baixa Grande, o industrial José Alexandre dos Santos foi homenageado, na tarde deste domingo (15), no lançamento do Projeto Raízes de Arapiraca.
Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, o documentário audiovisual, que relata as histórias de vida de antigos moradores da cidade, ocorreu na sala de cinema do Arapiraca Garden Shopping.
Mais de 200 pessoas prestigiaram o evento, que reuniu familiares, amigos e convidados dos homenageados.
O industrial José Alexandre dos Santos foi escolhido, com mais 34 antigos moradores de Arapiraca, para o lançamento da primeira etapa do documentário histórico e audiovisual.
Aos 82 anos de idade, ele acompanhou de perto o surgimento de Arapiraca e seu desenvolvimento, narrando sua própria história de vida com uma riqueza de detalhes nunca divulgados em público.
Filho de agricultores, José Alexandre logo cedo iniciou o seu trabalho na cultura de fumo, e depois passou também atuar no comércio do tabaco.
Casado com a senhora Helena Tereza dos Santos, é pai de 12 filhos. Bem-sucedido em seu negócios, ele ampliou seus investimento na área industrial do fumo, conseguindo trazer mais progresso para a cidade de Arapiraca e toda a região.
Além de atuar na indústria fumageira, José Alexandre investiu na área de alimentos, depois de adquirir uma fabrica de farinha de milho e café, com as Industrias Reunidas Coringa.
A antiga fábrica de alimentos transformou-se numa ampla e moderna planta industrial que hoje é referência em todo o Brasil.
Mesmo com a agenda de compromissos, José Alexandre continua sendo aquele homem simples, que mantém firme suas amizades e as raízes com em sua terra natal.
O lançamento do documentário audiovisual, além de mostrar o resgate e a preservação da história de Arapiraca, serviu também para o reencontro de amigos que não se viam há mais de 30 anos.
Após a exibição dos vídeos, com os relatos de vida de todos os entrevistados, o deputado Ricardo Nezinho entregou originais do documentário juntamente com uma lembrança do projeto.
Fonte: Davi Salsa/assessoria
Comentários