- SINOPSE
Nasceu na Avenida Rio Branco e no frescor da inocência, o deslumbramento era uma constante! Era um pássaro que fitava o pequeno mundo e o enxergava com descomunal encanto! Ali, o menino José Barbosa fez o seu reino, no labirinto das emoções! Cada momento vivido, são felicidades revividas nesta fase marcante de sua existência!
Ainda jovem mudou-se com seus familiares para a fazenda São Lourenço, na Mata do João Lopes – uma extensa área de vegetação, nas proximidades do atual Lago da Perucaba. Lá ele brincou, trabalhou e nas noites de lua cheia o debulhar das palavras era uma constante sobre a calçada da velha casa – abrigo das antigas recordações!
Depois de trabalhar como meeiro com seu pai, juntou um dinheiro e foi realizar seu sonho no Rio de Janeiro, como oficial da Marinha, onde passou por memoráveis e marcantes experiências! Retornou a esta terra como Capitão de Mar e Guerra e ainda em 1982 é eleito vereador por um período de seis anos.
Teve um papel importante no desenvolvimento desta cidade, pois o mesmo ao lado de seu irmão Eloíso Lopes, outro vulto relevante de nossa história, administraram a Lopes Fumageira, no Bairro Primavera e uma Cerâmica no Sítio Cangandú. Além de ser professor estadual e mestre da vida!
Foi campeão de tiro nacional com pistola Colt e vice – campeão nacional com fuzil! Além de ter jogado uma partida de futebol ao lado de Pelé.
Para ele “à família é a célula máxima da sociedade”.
Foi convidado pelo presidente da Câmara Municipal da época Ricardo Nezinho e fez uma minuciosa pesquisa nas Atas que compõem grande parte da história de Arapiraca, desde de 1936 da primeira legislatura à décima quarta e desse trabalho saiu um extraordinário livro de nossa História.
Assim, como as plantas que brotam da terra! José Barbosa Lopes é uma das Raízes de Arapiraca.
tFICHA TÉCNICA:
Idealização e Direção:
Ricardo Nezinho
Entrevistado:
JOSE BARBOSA LOPES
Data de nascimento 24 de julho de 1934
Entrevistador:
Davi Salsa
Aldo CS
Local de Gravação:
Baixa Grande – Arapiraca/AL
Data da Gravação:
21 de fevereiro de 2019
Revisão Editorial:
Davi Salsa
Historiador:
José Sandro da Silva
Produção Executiva:
Ricardo Nezinho
Sandro Ferreira
Aldo CS
Davi Salsa
José Sandro da Silva
Diretor de Produção:
Aldo CS
Filmagem e Fotografia:
Sandro Ferreira
Edição e Animação:
Técnico de Som:
Sandro Ferreira
Projeto Gráfico:
Aldo CS
Colaboradores:
Isve Cavalcante
Bruno Nunes
Suely Mara Lins
Victor Valentim
Manoel Angelino
Fábio Barros
Igor Nicácio Silva
Projeto Gráfico
Duende CS
Trilha de Abertura:
Marcos Sena
Jovelino Lima
Artista Plástico:
Marcelo Mascaro
Produtora:
Raízes de Arapiraca
www.raízesdearapiraca.com.br
www.ricardonezinho.com.br
0 comentários