Sinopse
Nasceu no Sítio Gondim, em Igreja Nova – AL. Lugar escolhido por seu bisavô, que nascera no Sítio Mangabeira, em Arapiraca, e ali conviveu até as últimas décadas do século XIX.
Correr para cima e para baixo, livre na imensidão das várzeas, das águas sobejantes, do Rio São Francisco. O seu caderno foi o cabo da enxada, estudos, só um pouco, em um salão, no Sítio Santiago, não apanhou de palmatória, pois o medo o afastava do pedagógico objeto, ficava ali na sala de aula improvisada, bem quietinho!
Sua casa, abrigo de alegrias, era uma casa de taipas, de chão batido, singela morada, de amores fraternais!
Suas produções agrícolas, se baseavam em milho, feijão, mandioca e algodão, uma vida inteira de trabalho!
Logo cedo, iniciou uma nova profissão, a de carreiro, pois o mesmo carregou muito madeira para construção de casas de pau a pique, em seu carro de boi.
Chegou em Arapiraca, no dia 28 de janeiro de 1976, e já foi trabalhar na fábrica de beneficiamento de fumo, Souza Cruz, que ficava na Expedicionário Brasileiro, bairro Eldorado, trabalhou no Grupo Coringa, ensacando farelo de milho, ainda trabalhou como vendedor de batata doce, na feira de Arapiraca, mais precisamente na rua do Sol, foi Jardineiro da casa do Senador João Lúcio da Silva, e do ex-prefeito Severino Leão, trabalhou como vigia da prefeitura de Arapiraca. Nesta cidade, namorou e casou-se com Maria de Fátima da Silva Sousa.
Sua mãe, Maria Francelina da Conceição, de quem sente muitas saudades, lhe preparou para a vida, através do respeito ao próximo, e do trabalho incessante; seu pai, Agnelo Fernandes de Souza, também contribuiu com os ensinamentos do bem viver, calçado no pilar da dignidade!
Há mais de uma década, tem um ponto de reciclagem de madeira, bem ao lado de sua residência, no bairro Cavaco, dando sua contribuição para a economia do município, e o melhor, ajudando ao meio ambiente, já que as madeiras, ali utilizadas, são de podas, e abastecem, as padarias, pizzarias, aumentando as riquezas da cidade, nesse engrenagem econômica.
Em 2003, recebeu da prefeitura de Arapiraca, uma honraria, pelos excelentes serviços prestados, na terra de Manoel André.
Esposo, pai, agricultor, carreiro, Jardineiro, segurança patrimonial aposentado da prefeitura de Arapiraca, comerciante de madeira, além de uma existência intensa. Assim, José Fernandes de Souza (Zezé da Madeira), tornou-se, uma das Raízes de Arapiraca.