Sinopse
Nasceu na Fazenda Baião, na cidade de Jardim, estado do Ceará, mas foi batizado como se nascido em Juazeiro do Norte-CE, em homenagem ao Padre Cícero Romão, devido a uma promessa, a fé e a devoção de seu genitor, José Pereira da Silva. Aos dois meses de existência, mudou – se com familiares para Palmeira dos Índios, em Alagoas. As brincadeiras de jogar bola, banhar-se nos açudes da região, parques de diversões, entre outras peripécias, fazem parte das suas memórias infantis. Seus estudos foram em sua casa, com a professora Querubina Pereira Valões, que além de mestra, era também sua irmã.
Passou uma temporada em Santana do Ipanema-AL, acompanhando suas irmãs, ambas lotadas no DNOCS.
No dia 18 de Setembro de 1950, aos dezoito anos de idade, chega em Arapiraca, com uma carta de recomendação de sua tia, Aurelina Pereira Valões, ao ilustre casal, João Vigário da Silva e Rosa Pereira da Silva, ambos, proprietários do Armazém R. Pereira da Silva – Nortista, um atacadão de estivas que vendia do grosso ao varejo, e foi um dos mais importantes comércios da história de Arapiraca. Em 1957, inaugurou um armazém de estivas de sua propriedade, na Rua 15 de Novembro, centro de Arapiraca, construiu alguns imóveis, foi gerente do posto de combustíveis Fósseis, do ex – deputado Alonso de Abreu.
Foi administrador da Churrascaria GAUCHA, situada na Rua do Comércio, atual Praça Manoel André, de propriedade do Mirócles Cavalcante Alves. Ao lado de seu irmão, Celso Valões, administrou o Restaurante e Dormitório Irmãos Valões, outrora situado na Praça Marques da Silva. Foi sócio gerente ao lado de José Maria de Lima, da Panificadora Bom Conselho, situada a Rua do Sol, parte central de Arapiraca. Em julho de 1978, inaugurou a Panificadora Pão Kent, na Rua Professor Domingos Rodrigues, antiga Rua da Feira do Peixe. Àquele pão quentinho que era vendido na ” Pão Kent”, misturado com manteiga de gado, derretia na boca, quantas saudades!
Homem visionário, uniu – se com um grupo de notáveis empreendedores arapiraquenses que acataram a feliz ideia do ex – deputado e multiartista Ismael Pereira Azevedo, sobre a necessidade de se fundar uma rádio altamente profissional, e que levasse para longe suas ondas sonoras, assim foi feita a Rádio Novo Nordeste, fundada em 20 de agosto de 1976, por Juarez Pereira Valões e um grupo composto por mais de 29 empresários da cidade.
Escreveu um livro riquíssimo que conta a origem e ramificações da família Pereira do Pajeú, que se estabeleceu em Arapiraca.
Em 2013, seu nome batizou uma rua no Bairro Olho D’agua dos Cazuzinhos, assim sendo eternizado seus feitos, através de seu nome.
Esposo de sua Dulcinéia, (Maria Dulcinéia Pereira Valões), pai, empresário, escritor, um dos mais destacados negociantes da história da Capital do Agreste. Assim, Juarez Pereira Valões, tornou-se uma das admiráveis Raízes de Arapiraca.
Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 11ª Edição | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Maceió/AL | Data de Lançamento 19 de junho de 2022 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira | Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro