Idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), projeto reúne depoimentos de moradores e visitantes
Do alto de seus 93 anos de idade, Dona Lindaura Brito Lima está com a memória aguçada e ainda lembra com riqueza de detalhes os fatos marcantes de sua vida e, também, da história de Arapiraca.
O município vai comemorar, no próximo dia 30 de outubro, os seus 93 anos de emancipação política. A mesma marca cronológica que tem a Dona Lindaura, uma das 20 pessoas que já deram seu depoimento para o documentário audiovisual inédito.
O projeto Raízes de Arapiraca foi iniciado em abril deste ano e está resgatando a memória do município, por meio de relatos de pessoas que participaram diretamente e continuam contribuindo com o desenvolvimento da Terra de Manoel André.
De acordo com o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), idealizador do projeto, o documentário audiovisual é uma forma prática de mostrar outros olhares, de personalidades conhecidas e, também, de pessoas simples sobre as suas próprias vivências, com o propósito de montar um acervo para consulta de estudantes e pela população em geral.
“Desde criança, sempre tive muito amor e curiosidade pela história de minha família e de minha cidade”, contou ele, lembrando que, na época em que foi presidente da Câmara Municipal, lançou um livro contando a história de mais de 200 vereadores e de todas as atas publicadas pelo Poder Legislativo local.
O deputado revelou também que chegou a publicar um livro contando a história de vida de seus pais, o saudoso deputado Manoel Pereira Filho, o Nezinho, e de Dona Paula.
“Em meu site, fiz questão de deixar registrada a história de Arapiraca, com a grande contribuição do professor e historiador Zezito Guedes”, lembrou.
Ricardo Nezinho adiantou que a produção audiovisual contará a história de vida de cada entrevistado, sua origem, tradições familiares e sua relação direta com o desenvolvimento social, cultural, político e econômico do município de Arapiraca.
“Não existe uma história completa, cada pessoa tem sua história, suas emoções. Esses depoimentos vão nos ajudar a entender melhor a nossa cidade e suas dinâmicas, além de deixar um legado importante para as próximas gerações”, completou Ricardo Nezinho, adiantando que o projeto não tem data para terminar, e as pessoas podem contribuir para o documentário.
Quem quiser participar do projeto, basta acessar o site: www.ricardonezinho.com.br/raizesdearapiraca
FONTE: Noticias da sua cidade
Assessoria com Davi Salsa
Foto: Sandro Ferreira
Comentários