- A MARQUESA DA LITERATURANasceu em Viçosa-AL, um lugar cercado pelas melhores imagens que a natureza proporcionou e caprichou nos encantos, onde as águas cristalinas descem dos rochedos e cachoeiras, formando um espetáculo de pictórica beleza – Terra da arte poética, dos filósofos e berço das mais belas manifestações folclóricas de Alagoas. Foi nesse cenário artístico, que raiou para vida, uma das estrelas mais belas e poéticas da terra de Manoel André.
Teve uma infância de estudos e brincadeiras em uma odisseia marcante, no idílio de suas memórias.
Sua voz e feição, consonam com as flores e os primorosos poemas que se perpetuaram na imensidão metafórica de nossa arte. Uma teórica literária que se iguala aos grandes nomes da teoria literária mundial. Sua vida por inteiro foi voltada a ler e a ensinar aos seus discentes os grandes clássicos da literatura.
Suas aulas são viagens Homéricas nos mais de quinhentos anos de nossa literatura; é um sonho na Veneza do “gondoleiro do amor”. “A musa inspiradora”!
Há mais de quatro décadas vem encantando nossa augusta cidade, com suas concepções altamente cultas. Marcou história no celeiro artístico de nossa cidade. Sendo inevitavelmente lembrada nas rodas de embates literários.
Moradora do bairro Cacimbas, que foi povoado pelo ilustre José Veríssimo de Macedo, seu filho Esperidião Rodrigues e sua mãe, cunhada de Manoel André.
Dona de uma extraordinária elegância, retrato fidedigno das personagens do clássico Romântico, declamadora de alta sensibilidade, capaz de amolecer até o mais dos petrificados corações . Assim, vai encantando com suas interpretações perfeitas, dando ainda mais solidez aos poemas intimistas de Cecília Meireles…
Professora, esposa, mãe e uma grande mulher de sensibilidade poética, que ao longo do tempo vem contribuindo com seu saber na educação de nossa gente.
Assim, Ruth Fernandes Gonçalves, transformou-se em uma das literárias Raízes de Arapiraca.FICHA TÉCNICA:Idealização e Direção:
Ricardo NezinhoEntrevistado:
RUTH FERNANDES GONÇALVES
Data de nascimento: 04 de junho de 1936Entrevistador:
Davi salsaLocal de Gravação:
Cacimbas – Arapiraca/ALData da Gravação:
17 de maio de 2018Revisão Editorial:
Davi SalsaHistoriador:
José Sandro da SilvaProdução Executiva:
Ricardo Nezinho
Sandro Ferreira
Aldo CS
Davi Salsa
José Sandro da SilvaDiretor de Produção:
Aldo CSFilmagem e Fotografia:
Sandro FerreiraEdição e Animação:
Jean MarcelTécnico de Som:
Sandro FerreiraProjeto Gráfico:
Aldo CSColaboradores:
Isve Cavalcante
Bruno Nunes
Suely Mara Lins
Victor Valentim
Manoel Angelino
Fábio Barros
Igor Nicácio SilvaProjeto Gráfico
Duende CSTrilha de Abertura:
Marcos Sena
Jovelino LimaArtista Plástico:
Marcelo MascaroProdutora:
Raízes de Arapiraca
www.raízesdearapiraca.com.br
www.ricardonezinho.com.br
0 comentários