Vera Lúcia França de Lima

O Combinado da Pinguim
TRAILER - EM BREVEFILME

Sinopse

Nasceu em Palmeira dos Índios-AL, durante uma curta temporada de sua mãe na capital da cultura alagoana, para os preparativos médicos de seu nascimento, já que em Arapiraca naquela época não tinha médicos. 

Suas doces vivências se deram na Praça Gabino Besouro, atual Praça Marques, centro nostálgico de Arapiraca. Brincadeiras diversas de roubar bandeiras, dançar pastoril do colégio das freiras, do pastoril da Lia Leão da Igreja Nossa Senhora do Bom Conselho, encenar autos, dramas, no Largo Dom Fernandes Gomes, “era um natal vivo!”, tocar na banda marcial e estudos no colégio São Francisco de Assis. Esta época lhe marcou demais as mortes de suas colegas no Pontal de Coruripe, só não foi para esta viagem por ser “trelosa”, provavelmente escapou desta tragédia que ainda hoje abala Arapiraca; as paqueras aos alunos internos do Instituto São Luiz, “aquelas trocas de olhares” – uma extraordinária infância! Conta sorrido…

Os banhos de rio no Sítio Poção, no mar da cidade de Coruripe com os parentes, é um mergulho nas lembranças!

Os jogos de vôlei na quadra do Clube dos Fumicultores, o Asa desde o tempo do campo Poeirão, os bailes das ” pernas mais bonitas”, do Havaí, entre outros, promovidos por Lourdes Lima nos Fumicultores, lhe dá uma nostálgica alegria. O carramanchão, as figueiras, os cinemas (Cine Leão e O Trianon), a fonte sonora – luminosa, as quermesses da igrejinha de São Sebastião, organizadas por sua avó, Maria Lima e sua tia Lourdes Lima, entre outras. A Sorveteria Pinguim, com aquele gosto de doce de banana misturado com sorvete (o combinado) criação do Mário Lima e Ivete de França Lima, seus pais. 

Suas melhores memórias afetivas se deram naquele mágico espaço que compreende a pictórica Praça Marques. 

Conviveu e morou durante catorze anos com os pais de sua mãe, ali mesmo na Praça Gabino Besouro, antiga Rua Nova, devido o empenho de seus pais na administração da Sorveteria Pinguim. Seus avós maternos, Floriano de Oliveira França e Flora Bezerra França, eram os proprietários do Hotel Brasil, histórico espaço que hospedava a elite da política alagoana, a exemplo dos senadores Rui Palmeira e Arnon de Melo, empresários, industriais, representantes das grandes empresas de beneficiamento de fumo, desportistas, entre outros. 

A política permeou sua vida, pois conviveu e participou dos encontros políticos da família Lúcio, tendo figuras vultosas como o conselheiro político Mário Lima, o deputado José Marques da Silva, o senador João Lúcio da Silva, o deputado José Lúcio de Melo, o deputado José Pereira Lúcio (Lucinho), entre outros gabaritados personagens arapiraquenses.

Terminou o ensino médio no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Lecionou no Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e na Escola Tibúrcio Valeriano.

Conheceu, namorou e casou com Paulo Tenório, empresário arapiraquense e um dos maiores nomes da história do Fantasma das Alagoas (ASA). Sendo um dos grandes personagens desses primeiros 100 anos que se avizinham de Arapiraca. 

Esposa, mãe, mestra do ensino, musicista, figura ilustre, dona de uma personalidade marcante e de um sorriso contagiante. Assim, Vera Lúcia Franca de Lima, é uma das Raízes de Arapiraca.

Idealização e direção Ricardo Nezinho | Entrevistado Arapiraquenses, 11ª Edição  | Entrevistador Aldo CS | Local da gravação Arapiraca/AL | Data de Lançamento 22 de maio de 2022 | Produção executiva Ricardo Nezinho, Sandro Ferreira, José Sandro, Aldo CS, Caio Ceza, Jimmy Gonçalves | Historiador José Sandro | Diretor de Produção Aldo CS | Filmagem e Fotografia Sandro Ferreira |  Técnico de som Sandro Ferreira, Cledivaldo de Oliveira | Colaboradores Isve Cavalcante, Fábio Barros, Bruno Nunes, Suely Mara Lins Melo | Projeto gráfico Aldo CS | Trilha de abertura Marcos Sena, Jovelino Lima | Artista plástico Marcelo Mascaro