O incentivo e a valorização das letras e artes fazem parte da rotina de vida do deputado estadual Ricardo Nezinho. Neste contexto, de forma pioneira em Alagoas, a Academia Estudantil de Letras e Artes de Alagoas, idealizada pela  Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA), foi lançada em evento realizado neste dia 03 de maio, em solenidade no Clube do Professor, em Arapiraca. Por todo o esforço e atenção, Ricardo Nezinho foi condecorado como padrinho do novo sodalício.

“Levamos o projeto da Academia Estudantil para o deputado Ricardo Nezinho e ele abraçou a ideia. Graças à emenda parlamentar dele pudemos, durante sete meses, realizar oficinas literárias nas escolas para descobrir talentos literários e culturais. Fomos nas escolas públicas, municipais, estaduais, escolas particulares e universidades. Os próprios sócios da ACALA realizaram diversas atividades como oficinas de cordel, de contos, oficina de escrita criativa, oficina de todos os gêneros que você imaginar”, disse a presidenta da Acala, Carla Emanuele.

“Desta forma conseguimos alcançar mais de 2.500 jovens. A faixa etária desse projeto é de 14 a 22 anos. Então, a gente atendeu desde o fundamental 2 até o ensino superior”, afirmou Carla.

Foram recrutados 60 jovens para se tornarem  membros fundadores da Academia Estudantil.

“A Academia Estudantil não atende só  Arapiraca. Nós realizamos oficinas também em diversas cidades.  Inclusive teremos representantes que assumem como membros correspondentes de diversas cidades do Agreste e Sertão, como Pão de Acúcar”, declarou a presidenta da Acala.

A função destes jovens é que sejam multiplicadores literários e culturais nas escolas onde estudam. “Serão modelos de inspiração para incentivar outros jovens e até darem suporte aos professores em projetos de leitura, implantação de  clube do livro, clube de leitura na escola. Os membros da Acala são os padrinhos deles e o deputado Ricardo Nezinho por todo apoio e por ter abraçado a causa, é o grande padrinho da Academia Estudantil”, comemorou Carla Emanuele.

Na solenidade realizada no Clube do Professor, os membros da Academia Estudantil  tomaram posse e também lançaram um livro com produções deles mesmos.

“Fico muito feliz  em poder colaborar com a Acala, com produções literárias e culturais e agora com a Academia Estudantil. Trata-se de um esforço de todos da Acala, em nome da presidenta Carla Emanuele, em garantir o futuro literário e artístico da sociedade com jovens se juntando a este mundo. Fico ainda mais honrado pela homenagem em ser o padrinho da Academia Estudantil. Estamos no caminho certo para a valorização das letras e das artes”, declarou emocionado o deputado Ricardo Nezinho, que já lançou livros e é idealizador do Raízes de Arapiraca, maior projeto etnográfico do mundo neste estilo que, por meio de documentários,  conta a história de Arapiraca pela visão dos próprios moradores que ajudaram a construir a segunda maior cidade de Alagoas.

Fonte: Cada Minuto | Tribuna Hoje | Tecla1