Dona Catarina de Macêdo Cavalcante ajudou a costurar a história de Arapiraca ao longo de 100 anos. 100 anos de Arapiraca e 100 anos dela. A centenária moradora do bairro Baixão foi uma das personagens homenageadas na 19a Edição do projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho.

O lançamento da 19a edição do conjunto de documentários contando a história de Arapiraca a partir dos próprios moradores, protagonistas nestas histórias de desenvolvimento do município, aconteceu no CineSystem Arapiraca.

Prestes a também completar 100 anos, dona Catarina fez questão de participar da festa. “Fico orgulhosa de fazer parte desta linda homenagem”, disse, emocionada, antes de entrar na sala 3 do cinema para se ver na grande tela.

“Este é o maior projeto etnográfico do mundo, não tem um igual do conceito dele. Com a 19a edição chegamos a 360 documentários e queremos lançar mil documentários para que a gente possa testemunhar a vida de tantas pessoas, que nos trazem ensinamentos, uma vivência bem apurada e mostra, realmente, o DNA da cidade da Arapiraca. Sendo assim, descobrimos como tantas pessoas conseguiram, de forma direta e indireta, contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, declarou Ricardo Nezinho, idealizador do Raízes.

Convidado para participar do lançamento desta edição do Raízes, o deputado estadual Inácio Loiola, não mediu elogios ao projeto e às ações do amigo Ricardo Nezinho. “Eu quero partir do princípio de uma frase do escritor russo León Tolstoi. Ele diz o seguinte: o ser humano só é universal quando canta seu berço, quanto quando canta sua aldeia, sua cidade. O deputado Ricardo Nezinho está dando um exemplo para o mundo, dando condições para que o povo ordeiro de Arapiraca conheça de perto suas raízes e sua história. O deputado Ricardo é um político eclético. Ou seja, ele atua em todas as áreas, seja na infraestrutura, na saúde, na educação, na segurança, no meio ambiente, na cultura e na sociologia. Sorte de um povo que tem um representante com a capacidade e a integridade de Ricardo.

Este trabalho serve de referência, de paradigma, de espelho para o mundo. Me orgulho muito de ser colega desse homem que engrandece a política alagoana. Ricardo Nezinho é a águia da política de Arapiraca”, comentou Loiola.

A ex-deputada estadual Cáthia Lisboa Freitas, esposa de Inácio Loiola, também participou do evento.

“O projeto Raízes de Arapiraca vai deixar um legado para as famílias que ajudaram a construir Arapiraca. Parabenizo o deputado Ricardo Nezinho pela iniciativa. É uma verdadeira demonstração de amor por Arapiraca, o respeito que ele tem pelo seu povo, pela sua história e isso realmente vai deixar um marco na história”, explicou Cáthia.

“Um povo que conhece sua história, que conhece suas raízes, é um povo forte. Eu fico muito feliz com a postura do Ricardo em relação a esse cuidado, a esse zelo com as raízes da nossa terra. Cada um desses homenageados, todos que fazem parte do projeto Raízes, são, na verdade, mestres da arte e do bem viver. E eles contam a história para que a gente entenda a Arapiraca de hoje. É assim que a gente reconhece a nossa cidade. Parabéns ao Ricardo por esse legado maravilhoso e extraordinário que ele está construindo. Parabéns a todas as famílias que aqui estão sendo homenageadas através das suas lideranças contando essa linda história da cidade de Arapiraca,” comemorou Rute Nezinho irmã de Ricardo e vice-prefeita de Arapiraca.

“A gente celebra os 100 anos de Arapiraca celebrando o povo, a história.

Cada personagem homenageado contando a história de vida agrega valor ao projeto e deixa ainda mais rico de informações. Ricardo foi iluminado pelo Senhor com este imenso presente que é o Raízes de Arapiraca”, afirmou Suely Mara, esposa do deputado Ricardo Nezinho e integrante do projeto Raízes de Arapiraca.

Nestas andanças de histórias de vivências e superação, Sebastião de Souza Viana, o Sebastião das Vassouras, narra emocionado a vida familiar.

Foram as vassouras que ajudaram a manter a família. Aprendeu na juventude a produzir e vender as peças. E não poupava esforços para chegar aos quatro cantos de Arapiraca e até em outros municípios. Aos 82 anos olha para o passado e vê como o poder da resiliência sustentou a família com mais de 10 pessoas em casa.

“Passei por muita coisa. Uns ladrões só não me assaltaram porque me reconheceram das vendas das vassouras. Fico muito feliz pela minha família maravilhosa. Fico agradecido ao deputado Ricardo Nezinho pela homenagem”, afirmou Sebastião das Vassouras.

 

19ª EDIÇÃO do Raízes de Arapiraca
Em Comemoração ao Centenário de Arapiraca

1 – Sebastião de Souza Viana
(Sebastião das Vassouras)
O Vendedor de Vassouras

2 – Sebastião Gomes da Silva
O Agropecuarista e o Sítio Mocó

3 – Gilberto Ferreira de Albuquerque
O Bucolismo da Serra

4 – Maria José da Silva
O Milagre de Santa Luzia

5 – Nivaldo Germino dos Santos
O Guardião da Sagrada Família

6 – Antônio Gilson da Silva Belo
(Doutor Gilson Belo)
O Pediatra

7 – Maristela Rodrigues Cavalcante
A Advogada

8 – Rosália Gomes dos Santos
A Mestra do Coco de Rodas

9 – Catarina de Macêdo Cavalcante
A Centenária

10 – Ronaldo Pereira de Melo
O Pelotão do Instituto

11 – Rita Elosa dos Santos
Memórias do Poção

12 – Deniza Lemos dos Santos
Ladeira da Infância

13 – Ivan Vieira Goes
O Chofer e a Usca

14 – Marluce Rosa Brito Leite
A  Flor da  Primavera

15 –  Adiel Miranda Neto
(Professor Adiel)
O Matemático

por Cada Minuto, Tecla1, Tribuna de Alagoas e Alagoas Alerta